Cuiabá poderá contar com mais duas avenidas estruturantes de ligação entre as regiões Norte, Leste e Sul da capital. Elas fazem parte das propostas do candidato a prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), e foram divulgadas no programa eleitoral desta terça-feira (27).
Uma é a Avenida Parque Gumitá, que cortará sete bairros das regiões Norte e Leste, com 6,5 quilômetros de extensão, margeando o Córrego do Gumitá. O projeto foi idealizado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano em 2006.
A segunda é a Avenida Circular Sul-10, cuja autorização para implantação já foi concedida pela Câmara de Vereadores e que ligará o bairro Pedra 90 ao conjunto Santa Terezinha, localizado nas proximidades do Parque Atalaia. A via terá em torno de 10 quilômetros, com início na Rodovia Palmiro Paes de Barros, até a Avenida das Torres.
No caso da Avenida Parque Gumitá, os trabalhos de desapropriação foram concluídos ainda em seu primeiro mandato como prefeito e 183 famílias, que viviam às margens do Córrego do Gumitá, foram reassentadas no Residencial Jonas Pinheiro.
A ex-presidente do IPDU e mulher de Wilson, Adriana Bussiki, explicou que a “via verde” será construída 30 metros afastada das margens do córrego, garantindo espaço para ciclovias, área de lazer, calçadas arborizadas e iluminação. Além das desapropriações, necessárias para o reflorestamento das margens, os trabalhos de canalização da rede de drenagem também tiveram início no mandato de Wilson.
“Não tínhamos apoio nenhum dos governos federal e estadual. Então buscamos o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), passamos nas primeiras quatro etapas, mas precisávamos da aprovação de todos os países participantes e apenas um foi contra. Ficamos sem os recursos e não conseguimos dar seguimento às obras”, contou Adriana, lembrando que os tempos agora são outros e Wilson conta com o apoio do Governo Pedro Taques para realizar os projetos.
A Avenida Parque Gumitá passará pelos bairros Tancredo Neves, Planalto, Novo Horizonte, Centro América, Novo Mato Grosso. Três Lagoas e Vila Rosa. Quando projetada, a avenida tinha um custo de 20 milhões de dólares.
“Cuiabá cresce a cada ano e a mobilidade urbana precisa acompanhar esse crescimento. Estas duas avenidas ajudarão a desafogar o grande fluxo de veículos das regiões mais populosas da capital”, concluiu Wilson.
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