domingo, 10 de março de 2019

Ambulatório atende primeiros pacientes nesta 2ª, mas novo PS só em maio - saiba

rdnews
ambulatório
Primeiros pacientes recebem convocação para irem ao prédio do Hospital Municipal de Cuiabá e inauguram na prática prédio, após várias datas incertas
Após várias incertezas quanto a datas, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) começou a funcionar nesta segunda (25), mas somente com atendimentos ambulatoriais, considerados de média e alta complexidade. São psiquiátricos os primeiros pacientes, que inauguraram o prédio, onde vai funcionar também o novo Pronto-Socorro. Mas atendimentos de urgência e emergência estão previstos apenas para maio. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse, em entrevista à imprensa nesta manhã, que a nova unidade "é um marco para a saúde pública da Capital de estado".
Os primeiros pacientes estavam sendo atendidos na Policlínica do Verdão e, agora, foram transferidos para nova unidade. As consultas foram previamente marcadas, assim como todas as outras, até que o PS inaugure.
 conversou com pacientes que esperavam o atendimento. Todos relataram que receberam ligações, no sábado (23), da Prefeitura notificando-os que seriam atendidos no HMC.
Na manhã inicial, não foram registrados transtornos.
A paciente Juliany Ingrid Costa disse que já era atendida no Verdão e achou todo o processo de transferência tranquilo. "Eu já conhecia onde era (o HMC). Foi tranquilo", assegurou.
Já Darsane do Carmo Ribeiro elogiou a nova estrutura. “Espero que o funcionamento do Pronto-Socorro no novo hospital desafogue os atendimentos (na unidade antiga)”, comentou.
Outros pacientes reclamaram da dificuldade de chegar ao prédio, localizado nos fundos do Centro de Eventos do Pantanal. Somente uma linha de ônibus faz o itinerário.
Emanuel garantiu que novas linhas serão colocadas para atender o hospital na medida em que entrega as próximas etapas. Segundo ele, tudo vai depender agora da licitação do transporte público que deve ser feito nas próximas semanas. O prefeito não descartou ainda a possibilidade de uma linha conectando o HMC ao Centro da Capital.
Nesse primeiro momento, o primeiro setor já aberto é o ambulatório. Apenas pacientes encaminhados pela Central de Regulação do SUS serão atendidos nas especialidades cardiologia, urologia, mastolagia, ginecologia cirúrgica, pequenas cirurgias, ginecologia, dermatologia, saúde mental (clínica), endocrinologia, ortopedia geral e ortopedia de quadril e joelho.
Segundo o prefeito, é esperada uma medida de 100 atendimentos por dia em todas as especialidades.
Depois do ambulatório, serão colocadas em funcionamento as enfermarias clínicas, com 90 leitos, no dia 8 de abril – data em que Cuiabá completa 300 anos. E, na terceira e última etapa, o HMC estará em pleno funcionamento onde também vai funcionar o novo PS da Capital. As datas previstas para esses momentos são no Dia dos Trabalhadores (1 de maio) ou no Aniversário de Mato Grosso (9 maio).
Após isso, o primeiro e segundo andar do atual PS serão fechados para reforma. Emanuel contou também que fez uma parceria com a Energisa para as obras. A promessa é a de que lá funcionará o Hospital da Família dedicado à maternidade e pediatria.
O Hospital Municipal de Cuiabá será administrado pela Empresa Cuiabana de Saúde, que também gere o Hospital São Benedito. De acordo com Emanuel, os custos da nova unidade médica são de R$ 13 milhões mensais. Contudo, o prefeito espera ajuda do Governo e dos municípios do interior, já que mais da metade dos pacientes são do interior do Estado.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas