Crédito: Mayke Toscano
O candidato a prefeito Wilson Santos (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (07) que vai conceder um desconto maior para quem pagar à vista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no próximo ano. Além do desconto, que vai passar dos atuais 12% para 17%, Wilson disse ainda que vai estender o prazo para o pagamento à vista ou parcelado, passando de março para maio o pagamento.
“Está tudo mundo apertado. Vamos passar o carnê de março para maio e também vou ampliar para mais 5% o desconto para quem pagar à vista”, disse nesta sexta-feira Wilson Santos, durante reunião na Fecomércio-MT (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso) com empresários do setor e dirigentes de sindicatos que representam os segmentos. Wilson foi recebido na sede da entidade pelo presidente Hermes Martins para que pudesse explanar ao setor quais são seus planos para fortalecer ainda mais o comércio.
Este ano em Cuiabá o IPTU foi programado pela prefeitura para ser pago entre março e outubro, tanto em cota única como parcelado e a expectativa da Secretaria de Fazenda é que sejam arrecadados R$ 110 milhões. Com a medida a ser adotada, passando o primeiro pagamento para maio, Wilson, caso seja eleito, espera dar uma folga no bolso do contribuinte, que já tem muitas despesas no início do ano.
“Eu sei que faz a diferença [prorrogar o prazo]. Eu mesmo faço questão de pagar à vista e fico brigando por mais um ou dois por cento [de desconto]”, disse Wilson, que aproveitou para informar que não tem nenhum interesse em reajustar as alíquotas do imposto no próximo ano.
Entre as medidas anunciadas por Wilson durante a reunião, estão o congelamento da tarifa de ônibus em 2017; a redução do número de alvarás; a reestruturação da Vigilância Sanitária para fortalecer a fiscalização; e o retorno da faixa verde no centro da cidade em um prazo de 100 dias.
Centro Histórico
A recuperação do centro histórico de Cuiabá também é outra ação que será tomada. Para isso, Wilson disse que irá buscar a parceria dos bancos instalados na região central. As praças Alencastro e da República serão reformadas e serão intensificados os programas para a retirada de moradores de rua. Uma creche será criada para atender quem trabalha e mora na região.
A ideia, também, é estimular a ocupação de imóveis que estão vazios, diminuindo, como incentivo, as alíquotas do IPTU e do ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza) do centro histórico. O centro será movimentado, com a criação de eventos, como feiras de artesanato e o fortalecimento da Feira das Flores, que já e tradicional. “Vamos dar uma nova roupagem nos calçadões, retirar a cracolândia. Podem ter certeza que o centro histórico vai ser tratado com muito carinho”, afirmou.
O presidente da Fecomércio, Hermes Martins, disse que a entidade está lançando uma cartilha contra a pirataria em favor do comércio legal, e pediu o apoio de Wilson, sendo ele eleito no dia 30 de outubro. Outro projeto apresentado refere-se à mobilidade urbana para melhorar o tráfego dentro do Centro Político Administrativo, principalmente na região da Secretaria de Estado de Fazenda.
“O comércio é a principal atividade econômica de Cuiabá e o principal gerador de empregos. Tudo aquilo que eu puder fazer como prefeito para fortalecer o setor, eu vou fazer”, garantiu Wilson Santos.
0 comentários:
Postar um comentário